Pilates: Mitos x Verdades

05
set 2012

Venha conhecer o Studio Pilates 4U na Chácara Klabin, descubra os benefícios do Pilates para sua saúde. Você vai descobrir que fazer aulas de Pilates ajuda no seu bem-estar físico e mental. Venha praticar Pilates na Chácara Klabin no Studio Pilates 4U

1- Qual a diferença entre Pilates e ioga?

A ioga é uma prática originada na Índia há mais de 5 mil anos. O Pilates é uma técnica ocidental de cerca de 100 anos. Conhecida como um estilo de vida que prega a harmonia entre corpo, mente e espírito, a ioga tem um apelo metafísico. “Os exercícios são uma forma de elevação espiritual”. No Pilates, equilíbrio e concentração são questões objetivas. Os movimentos de cada exercício são tão complexos, que é quase impossível executá-los sem uma boa dose de concentração.

2- Pilates é feito no chão ou em aparelhos?

Nos dois. Nos aparelhos, as aulas geralmente são individuais. O aluno tem total supervisão do professor. As molas permitem que cada aparelho se adapte ao corpo e à postura do aluno, sem forçar demais nem machucar. Por esses dois motivos, as aulas com equipamentos são mais indicadas a quem tem algum tipo de lesão.

No chão, é possível fazer aulas em grupos maiores, embora os estúdios normalmente evitem lotar suas sessões. Apesar de envolver movimentos livres e sem o auxílio de aparelhos, as aulas no chão, afirmam profissionais da área, não são mais difíceis nem exigem mais esforço. Os exercícios de soloe com aparelhos produzem os mesmos resultados.

Pilates: Mitos x Verdades - Pilates na Chácara Klabin - Studio Pilates 4U
Pilates: Mitos x Verdades – Pilates na Chácara Klabin – Studio Pilates 4U

3- O Pilates tem os mesmos efeitos da musculação?

Não. Os exercícios do Pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O Pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas. Além disso, as molas usadas nos aparelhos oferecem um tipo de exercício diferente dos executados na musculação. Outra diferença é que os exercícios de Pilates feitos no chão trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, enquanto na musculação cada exercício estimula, normalmente, um músculo por vez.

4- Pilates cura hérnia e outros problemas na coluna?

Não existe cura para hérnia ou outras lesões, mas há meios de atenuá-las e reduzir as dores. Médicos e fisioterapeutas indicam Pilates como uma boa opção para quem tem lesões na coluna por causa dos exercícios de baixo impacto, do fortalecimento dos músculos abdominais e da correção de problemas posturais.

5- Pilates emagrece?

Não necessariamente. Apesar de alguns exercícios exigirem um grande esforço físico, o objetivo do método não é a perda de peso. Para quem quer emagrecer, atividades aeróbicas são a melhor opção.

6- Pilates faz crescer?

Não. O Pilates não acrescenta centímetros mágicos à estrutura óssea de seus praticantes. Mas melhora a postura. Por causa da postura mais ereta, temos a impressão de que crescemos, porque andamos menos curvados.

7- Quais são as variações do Pilates?

É um assunto controverso entre os adeptos do método. Ao longo dos anos, os exercícios criados por Pilates foram incorporando novidades e se espalharam pelo mundo. Nas academias, o método ganhou adaptações, como Swim Pilates (na piscina), Jumpilates (que alterna três minutos de pulos com um de Pilates), Iogilates (Pilates e meditação). Os mais puristas afirmam que as variações da técnica criada por Papa Joe não são Pilates. Assim, bolas e exercícios na água seriam uma deturpação da prática.

8- Pilates tem algum perigo?

Assim como acontece com qualquer exercício, o Pilates mal executado pode agravar as lesões de quem procura o método com fins terapêuticos ou mesmo causar novas lesões.

9- Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa?

Não. Crianças abaixo de 6 anos ainda não têm estrutura óssea, dos músculos e ligamentos completamente formados. Pessoas com osteoporose grave ou com lesões graves na coluna também não devem praticar.

10- Existe algum limite para o número de aulas?

Assim como na musculação, especialistas recomendam que os músculos descansem por 48 horas. Como no Pilates a musculatura do core é sempre exercitada, o ideal é alternar os dias. Isso dá uma média de três vezes por semana.

SOBRE O AUTOR

Pilates

Leave A Comment