Como o Pilates ajuda com dores nas costas

23
maio 2013

Computador, estresse e vida sedentária formam um trio imbatível quando o assunto é dor nas costas. Trabalhar, dormir ou fazer tarefas domésticas na posição errada pode gerar problemas sérios de coluna. Além disso, o corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Mesmo com a postura correta, a falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga e doam. O problema tem efeitos ainda piores em situações de posturas incorretas.

As dores musculares mais comuns são provocadas por fatores mecânicos, como o esforço excessivo e o erro postural. Essas dores costumam durar até 8 semanas e ter começo, meio e fim. Se a dor continuar por mais de 8 semanas, é preciso procurar um médico para investigar se há algum outro problema.

Geralmente, a prevenção é simples: corrigir a postura, fortalecer os músculos e se movimentar alternando a posição, como recomendam a educadora física Hellen Ferrarezzi e a fisioterapeuta Danielle Rosal. A própria prática do Pilates é um forte aliado no fortalecimento dos músculos e, por consequência, na reeducação postural. “É fundamental ter equilíbrio, com toda a musculatura corporal alongada e fortalecida”, explica Daniele.

A consciência corporal, segundo Hellen, vem com a prática regular dos exercícios a partir dos quatro princípios do Pilates: respiração, concentração, fluidez e controle. O domínio destes elementos gera, entre outros benefícios, uma reeducação postural com naturalidade. Alguns exercícios executados no com Pilates colaboram para amenizar e, em alguns casos, até curar dores nas costas.

Então, se você esta com aquela dor nas costas, venha para Studio Pilates 4U na Vila Mariana e comece a cuidar mais do seu corpo. Ligue já e agende uma aula experimental (11) 4328-7780.

 

Fonte: http://revistapilates.com.br/

Texto: Luciana Zonta

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